Santos é o único brasileiro em lista de revista francesa com os 30 maiores clubes do mundo

Santos é o único brasileiro em lista de revista francesa com os 30 maiores clube

12/02/2019 - 10:40

A revista France Football, uma das mais respeitadas do mundo, traz neste mês de fevereiro um ranking dos maiores clubes do planeta. O Santos é o único brasileiro na lista – aparece em 27º, empatado com Galatasaray (Turquia), Independiente (Argentina) e América (México). Além destes dois últimos, há apenas mais um latino-americano no ranking: o argentino Boca Juniors, em 18º.

Os dois gigantes espanhóis lideram o ranking: Real Madrid em primeiro, Barcelona em segundo. Manchester United, da Inglaterra, Bayern de Munique, da Alemanha, e Liverpool, também da inglaterra, fecham o top 5. Há ainda um clube da África na lista: o Al-Ahly, do Egito, em 21º.

Veja o ranking da France Football:

Os critérios

 

A “France Football” estabeleceu 10 categorias para classificar os clubes mundo afora: títulos, prêmios individuais, poder de repercussão, atividade em redes sociais, receitas, venda de camisas, contratações, valor de mercado, número de campeões mundiais em atividade, e, finalmente, um critério que a própria revista admite ser subjetivo: a mística das equipes.

Dentro de cada categoria, o primeiro clube recebeu 20 pontos, o segundo 19, e assim por diante. A publicação só utilizou critérios que pudessem ser aplicados em todos os continentes. Os principais torneios de cada um deles, como a Libertadores na América do Sul, foram considerados. Títulos nacionais, em razão da diferença de competitividade, não foram levados em conta, assim como a história de seus estádios, já que há muitos novos, e número de torcedores, pois não havia dados confiáveis, segundo a “France Football”.

Fonte: Da redação