Piauí: casos de dengue quase duplicam em 2019

Piauí: casos de dengue quase duplicam em 2019

18/06/2019 - 06:44

O Piauí já registra 3.703 casos de dengue nos primeiros cinco meses de 2019. Comparado a 2018, quando foram confirmados 1.274 infectados durante o ano todo, o que representa um aumento de 190,7% de notificações no mesmo período. Esses dados foram divulgados no 23° boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), os números apresentam as notificações dos casos de dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus no estado.

De acordo com o Supervisor de Vigilância em saúde, Ocimar Alencar, esse aumento comparado ao mesmo período de 2018, ainda pode crescer, “está acontecendo um aumento a cada semana, digamos que uma progressão geométrica. Isso se dá por diversos fatores, primeiro que já foi observado que a dengue ela aparece com mais frequência em ciclos, onde passam 2 a 3 anos tranquila, no 3 ano a coisa desanda, a gente não pode descartar também a falta de iniciativa das pessoas em cuidar do ambiente domiciliar e de trabalho” ressalta.

O Supervisor ainda acrescenta que outro fator são os tipos de dengue e a não preocupação das pessoas em fazer o que já é de conhecimento da população, como não deixar água parada, “nós temos 4 tipos de dengue, o tipo 2, há houve um aumento de números de casos em todo país, e muito provavelmente seja uma das causas, ele é mais agressivo, é a dengue com complicação, a dengue grave”, esclarece.

Fonte: portal o dia