Tenente-coronel Etevaldo Alves, do 15º bpm, faz apelo pelo funcionamento do sistema de monitoramento de Campo Maior

O militar fez um apelo pelo funcionamento do sistema de monitoramento

20/02/2024 - 17:32

O tenente-coronel Etevaldo Alves, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Campo Maior, participou na manhã desta terça-feira (20) de uma entrevista, onde falou a respeito do crime ocorrido na noite de segunda-feira (19) no Bairro Fripisa. Na ocasião, o militar fez um apelo pelo funcionamento do sistema de monitoramento da cidade.

"A gente lamenta que a cidade de Campo Maior ainda não tenha aquelas câmeras funcionando. As câmeras de monitoramento vão facilitar o trabalho tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil. Numa investigação como essa, o indivíduo efetuou 2 disparos, matou um lá no Fripisa, se deslocou para o centro da cidade, não tem uma imagem registrada porque a gente não tem câmeras funcionando na cidade. Tem câmeras instaladas na cidade, mas ainda, há quase um ano, não estão funcionando", declarou o comandante em um trecho de sua fala.

Etevaldo Alves frisou que a responsabilidade da segurança é de todos, das políticas militar e civil e da Secretaria de Segurança, mas lembrou que as referidas câmeras não foram instaladas pela SSP-PI, mas sim pela prefeitura municipal. 

"Peço aqui, publicamente à prefeitura municipal, que é encarregada de colocar essas câmeras pra funcionar, que coloque o mais rápido possível, porque temos vários casos de roubo, como de arrombamento a residência e a comércios na cidade nos últimos dias e que não estão sendo desvendados. As pessoas até acham que as câmeras estão funcionando, mas por não funcionarem, isso prejudica o trabalho de investigação por parte dos companheiros da polícia judiciária e também o trabalho da Polícia Militar", enfatizou.

"Isso serve de alerta para que logo, logo a gente possa ter a cidade de Campo Maior sendo monitorada, uma cidade de quase 50 mil habitantes, não se concebe uma cidade sem o devido monitoramento eletrônico. Nós temos cidades de população menor, como Capitão de Campos, por exemplo, que já tem essas câmeras funcionando há um bom tempo", completou Etevaldo Alves referindo-se aos últimos crimes ocorrido na cidade.

A prefeitura municipal anunciou a instalação de câmeras de vigilância em Campo Maior em maio de 2023. Em postagem no Instagram entidade informou que uma empresa especializada em video monitoramento e segurança urbana havia sido contratada para a execução do projeto e que o equipamento teria capacidade de armazenamento de imagens e alcance de até 600 metros de distância de zoom.

Nossa redação entrou em contato com Newton Gomes, que na ocasião foi anunciado como responsável pelo setor na prefeitura, mas ainda não obtivemos resposta.

Fonte: Diário dos Carnaubais