Ministério da Saúde: Piauí está entre os estados com surto ativo de sarampo

Ministério da Saúde: Piauí está entre os estados com surto ativo de sarampo

14/09/2019 - 09:24

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (13) que o Piauí é um dos 16 estados com surto ativo de sarampo no país. Nos últimos 90 dias, dois casos foram registrados pelo novo boletim epidemiológico.

O primeiro caso registrado no Piauí foi em um bebê, de um ano de idade, da cidade de Campo Grande, que viajou para São Paulo e retornou ao estado com sintomas do sarampo. Trata-se de um caso importado de sarampo.

O segundo caso também foi importado, e foi registrado em um empresário com mais de 50 anos de idade, segundo a Fundação Municipal de saúde (FMS). Ele também foi infectado pelo vírus durante estadia na cidade de São Paulo.

“A pessoa viajou para São Paulo e retornou para Teresina no dia 17 de agosto. Ele apresentou sinais da doença, como febre e manchas avermelhadas na pele e foi atendido em hospital particular. Assim que a nossa equipe tomou conhecimento, adotou todas as providências cabíveis para fazer o bloqueio epidemiológico.”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

O Brasil registrou 3.339 casos confirmados de sarampo em 16 estados, nos últimos três meses. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul passaram a integrar a lista de estados com surto ativo da doença. O atual boletim aponta a notificação de 24.011 casos suspeitos, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados. Os casos confirmados, neste último levantamento, representam 89% do total de 2019. Não houve novos registros de óbitos.

Fonte: CIDADE VERDE