Piauí se destaca pela segunda vez como o estado com maior escolarização do Nordeste

Os dados são do Mapa do Ensino Superior, produzido pelo Instituto Semesp

01/07/2022 - 09:53

Mesmo com a pandemia, que afetou diretamente a educação de todo o país, o Piauí se mantém com a maior taxa de escolarização líquida do Nordeste com 18,7%, ficando acima da média nacional de 17,8%. Os dados são do Mapa do Ensino Superior, produzido pelo Instituto Semesp, e é reflexo dos investimentos para garantir a educação Básica e acesso ao ensino Superior, com a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), por exemplo.

Com os constantes investimentos, o Piauí tem se destacado na universalização do Ensino Superior, ou seja, na oferta de vagas em universidades públicas nos 224 municípios. “Essa presença da Universidade em todo o Estado é fruto de uma articulação entre as instituições e a Secretaria Estadual da Educação. Temos a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta cursos e vagas, mas que precisa da infraestrutura em cada município presente, e as escolas do Estado são esses locais”, explica Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Além da UAB, o Piauí, ainda, expandiu a oferta universitária por meio da Uapi com cobertura em 183 municípios. De acordo com os dados da pesquisa da Semesp, o curso de Administração em EAD é o segundo mais procurado no Estado e é justamente esse o curso ofertado pela Uapi. Com foco no empreendedorismo, a graduação oportuniza aos piauienses a cursarem na sua própria cidade sem precisar se deslocarem até a capital para continuarem suas trilhas da educação.

“O estudante matriculado faz a graduação já com um pensamento empreendedor e durante o curso, ele tem acesso aos conteúdos que possam dar um norte quanto ao que ele deseja fazer para ter sua própria renda. Isso se reflete em um item importante proposto pelo Governo do Piauí que é o desenvolvimento social e, consequentemente, as potencialidades que cada cidade ou região possa ter”, disse Ellen Gera, secretário da Educação do Piauí.

Fonte: SECOM