Nível dos Rios Longá e Marataoan deve baixar, aponta boletim hidrometeorológico

Nível dos Rios Longá e Marataoan deve baixar

13/04/2024 - 10:37

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) emitiu um boletim neste sábado (13.abr), indicando que os rios Longá e Marataoan, em Esperantina e Barras, respectivamente, estão em processo de redução de nível, enquanto o rio Parnaíba, em Luzilândia, deve permanecer estável.

Em Esperantina, o rio Longá está em 7,69 metros, 29 centímetros acima da cota de inundação, estabelecida em 7,40 metros. A expectativa é de que nas próximas horas, o rio continue a recuar, alcançando aproximadamente 7,57 metros, porém ainda permanecerá em situação de inundação.

Em Barras, o rio Marataoan atualmente está em 4,35 metros, superando a cota de inundação em 15 centímetros. A previsão que nas próximas 8 horas, o nível diminua, atingindo cerca de 4,28 metros, caso não ocorram chuvas intensas, mantendo a região ainda em situação de inundação.

Quanto a Luzilândia, o rio Parnaíba registra uma cota de 5,80 metros, excedendo a marca de inundação em 10 centímetros. Prevê-se que nas próximas 12 horas, o nível se mantenha estável, permanecendo em torno de 5,80 metros e mantendo a situação de inundação na região.

As autoridades locais recomendam que a população permaneça atenta às atualizações e tome as precauções necessárias diante do cenário de inundação, especialmente em áreas vulneráveis às cheias dos rios.

Fonte: RevistaAZ