Governo do Piauí licita carros-pipa e reforça ações contra seca em 129 municípios

A medida, tida como essencial, busca garantir o abastecimento de água

17/04/2025 - 10:29

Com o objetivo de amenizar os efeitos da grave estiagem, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedec), iniciou um processo de licitação para contratação de carros-pipa, A medida, tida como essencial, busca garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água.

Recentemente, o Governo do Estado emitiu sucessivos decretos de emergência, o último em abril deste ano, destacando a falta de chuvas provocado pela escassez de água, afetando comunidades interioranas, isso abrangendo 129 municípios do Piauí.

Conforme o Executivo estadual, outras medidas a longo prazo estão sendo estudadas para serem implantadas no Piauí, especialmente no semiárido, região essas que está sendo mais castigada pela seca. Entre as medidas estruturantes estão a perfuração de poços, a implantação de redes de distribuição de água e a recuperação e construção de barreiros e barragens em comunidades rurais.

Uma das iniciativas mais relevantes nesse sentido é a Adutora de Jaicós, que vai beneficiar mais de 20 mil pessoas e receberá investimentos superiores a R$ 100 milhões. O termo de compromisso para a obra já foi firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Além das obras físicas, a Sedec também está promovendo treinamentos com as Defesas Civis Municipais. O objetivo é capacitar os gestores para o uso adequado do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), uma ferramenta importante que ajuda os municípios nas solicitações de recursos federais e desenvolver ações eficazes no combate à seca.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal de Floriano, Chico Alves, o treinamento proposto pela Defesa Civil Estadual vai ajudar não somente no pedido de recursos, mas também na capacitação das coordenações para o monitoramento de desastres.

“Nós sempre tivemos problema no uso dessa ferramenta. Ela vai além do pedido, ela é uma alternativa para que tenhamos ações conjuntas com o Governo do Estado e a União. A Defesa Civil do Piauí está de parabéns, todos precisamos desse treinamento”, disse o coordenador.

 

Fonte: O DIA