Barras enfrenta surto de dengue com três mortes com suspeita da doença

Município contabiliza mais de 60 casos confirmados da doença

01/05/2025 - 09:35

O município de Barras, no Norte do Piauí, enfrenta um surto de dengue e está em situação de alerta após o crescimento expressivo de casos da doença nas últimas semanas. Segundo dados do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a cidade contabiliza 62 casos confirmados e outros 69 considerados prováveis, que ainda estão em investigação.

Além da alta de registros, três pessoas morreram em abril com suspeita de dengue. Os óbitos ocorreram nos dias 14, 19 e 29 e envolvem duas mulheres e um homem. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas procuraram atendimento médico apresentando sintomas compatíveis com a doença, como febre alta, dores no corpo e mal-estar generalizado.

Apesar das mortes suspeitas, a Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de nota, que até esta quarta-feira (30) não há registros de investigação de óbitos em Barras no painel oficial de monitoramento da dengue. Ainda assim, uma equipe técnica foi enviada ao município para alinhar estratégias de enfrentamento com a gestão local.

Na manhã desta quarta-feira (30), uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Barras para discutir a crise sanitária. O encontro contou com a presença de parlamentares, profissionais da saúde, moradores e técnicos da Sesapi. Entre as pautas, foi debatida a reabertura do laboratório de análises clínicas do Hospital Regional Leônidas Melo, atualmente desativado, o que tem dificultado o diagnóstico da doença.

As autoridades locais relatam 129 casos confirmados e três óbitos já registrados, além de um em investigação. 

Fonte: revista az