Piauí tem 35 barragens com riscos de segurança, aponta Agência Nacional de Águas
Destas, cinco são prioritárias para gestão de segurança
04/07/2025 - 10:25

Pelo menos 35 barragens do Piauí apresentam algum risco de dano estrutural ou de dano humano. É isso o que revela o Relatório de Segurança de Barragens (RSB) divulgado nesta terça-feira (01) pela Agência Nacional de Águas (ANA). Os dados são referentes a 2024 e 2025. O documento mapeou barragens com prioridade de gestão de risco para verificar o cumprimento dos requisitos de segurança exigidos na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Entre as 35 barragens que apresentam algum risco à segurança no Piauí, cinco estão enquadradas como Prioritárias para Gestão de Segurança. Elas ficam localizadas nos municípios de Campo Maior, São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, São Francisco do Piauí e Cocal. Destas cinco, quatro possuem alto DPA ou evidência de potencial dano humano. São elas: Barragem Corredores, em Campo Maior; Barragem Jenipapo, em São Raimundo Nonato; Barragem Petrônio Portela, em Fartura do Piauí; e Barragem Salinas, em São Francisco do Piauí. As três primeiras têm uso para regularização de vazão, a terceira é para abastecimento humano e a última é usada para irrigação.
O relatório da Agência Nacional de Águas informa que foram reportados 24 acidentes e 45 incidentes com barragens no ano passado em todo o Brasil. Estas ocorrências resultaram em duas vítimas fatais e danos diversos como destruição de vias públicas, rompimento de pontes, danos a residências, desaparecimento de animais, interdição de estradas e vias e danos ambientais.
Os acidentes são o comprometimento da integridade estrutural da barragem que resultam em colapso total ou parcial da estrutura. Já os incidentes afetam o comportamento da barragem e podem resultar em acidentes. A maior parte dos danos à estrutura foram causados por eventos ligados à chuva e às cheias.
O Piauí não apresenta registros recentes de acidentes ou incidentes envolvendo barragens, segundo o relatório.
Em nota, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente disse que monitora e atualiza constantemente os planos para prevenir acidentes.
Confira os municípios onde estão localizadas as 35 barragens com risco de segurança:
- Cocal
- Curimatá
- Caracol
- Itaueira
- Bonfim do Piauí
- Fartura do Piauí
- São Raimundo Nonato
- José de Freitas
- São Francisco do Piauí
- Dirceu Arcoverde
- Beneditinos
- São João do Piauí
- Campo Maio
- Valença do Piauí
- Dom Inocêncio
- Piripiri
- Piracuruca
- Picos
- São Francisco de Assis
- Pedro II
- São Miguel do Tapuio
- Patos do Piauí
- Paulistana
- Francisco Macedo
- Simões
- São Julião
- Pio IX
- Fronteiras
- São Lourenço do Piauí