Desembargador Carlos Brandão é homenageado pela Justiça Federal no Piauí após indicação ao STJ

A homenagem reconhece a sua trajetória

26/07/2025 - 13:18

O desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão foi homenageado nesta sexta-feira (25) durante solenidade realizada na sede da Justiça Federal no Piauí, localizada no bairro Redenção, zona Sul de Teresina. A cerimônia foi proposta pela diretoria do foro da Seção Judiciária do estado, sob comando do juiz federal Rodrigo Pinheiro.

A homenagem reconhece a trajetória e os relevantes serviços prestados por Carlos Brandão à Justiça Federal no Piauí. Natural do estado, Brandão foi recentemente indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), após quase sete meses de espera pela definição do nome que ocuparia o posto.

A indicação ocorreu a partir de uma lista tríplice formada pelo STJ em 15 de outubro de 2024, para as vagas deixadas pelas ministras aposentadas Laurita Vaz e Assusete Magalhães. Brandão atualmente integra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Durante a solenidade, o juiz Rodrigo Pinheiro destacou a importância histórica da escolha de Brandão.

“Para nós da Justiça Federal é motivo de orgulho e de júbilo. O doutor Carlos Brandão é o primeiro piauiense a compor o Tribunal da Cidadania nessa nova roupagem que a Constituição de 88 nos traz. É o primeiro juiz federal aqui da seção judiciária do Piauí a compor também o Tribunal. Para nós aqui da Justiça Federal é motivo de orgulho ter essa composição e nada mais lídimo do que prestar essa merecida homenagem ao nosso colega, e agora ministro do STJ”, disse.

O reconhecimento também foi ressaltado pelo deputado estadual Henrique Pires, que celebrou a indicação como uma conquista para o estado e para o país.

“Muito importante para o estado do Piauí, para o povo cristão, uma pessoa, um servidor público como o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, no STJ. Ganha não só do estado piauiense, mas o Brasil. Brandão, mesmo indicado que está, continua rodando os rincões do Piauí e do Brasil, levando justiça para aqueles que mais precisam. É um cristão preparado, doutorado, ele vai engrandecer o STJ. E o Piauí ganha de todas as formas”, ressaltou.

Ao agradecer a homenagem, Carlos Brandão fez um discurso emocionado, destacando sua trajetória na magistratura federal.

“A mãe das virtudes é a gratidão. Recebi com agradecimento e também com coração cheio de júbilo. Atuei por 18 anos aqui no Piauí. Quando fui para o TRF1, processo também difícil, foram 10 anos concorrendo, eram 700 juízes federais para uma vaga. Agora, no processo de escolha do STJ, nós compomos a lista tríplice que foi para sua excelência o presidente da República e o presidente nos consagrou honrando as vozes dos diversos brasistas que certamente chegaram até a sua consciência. Essa vitória é de muitos brasileiros que acreditam na Justiça”, destacou.

A indicação de Carlos Brandão será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no próximo dia 13 de agosto. Ele será sabatinado juntamente com a desembargadora federal Maria Marluce Caldas Bezerra, também indicada para o STJ.

Questionado sobre as expectativas para a sabatina, Brandão reconheceu a relevância do momento.

“Estamos nos preparando para esse desafio e esse estágios, porque de alguma forma hoje o Direito articula muito com a política. O Direito tem um aspecto performativo, muda a vida das pessoas e transforma a sociedade […]. É necessário também que a representação política, que se dá através do Senado, também participe desse processo, de modo que nós estamos nos preparando também para as agendas da política e as perguntas que poderão surgir”, finalizou.

Reportagem do O Dia: https://portalodia.com/blogs/piaui/desembargador-carlos-brandao-e-homenageado-pela-justica-federal-no-piaui-apos-indicacao-ao-stj-439576.html

Fonte: O Dia