Polícia Militar intensifica fiscalização para combater o não uso de capacete em Pedro II
Ação visa condutores que ainda insistem em pilotar sem proteção
14/10/2025 - 11:35

A Polícia Militar de Pedro II intensificou, nesta semana, a fiscalização voltada aos condutores de motocicletas que circulam sem capacete ou sem habilitação. Segundo o capitão Vicente Paulo responsável pela operação, a ação dá continuidade a um trabalho que vem sendo desenvolvido em várias cidades do Piauí, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

“Nosso principal objetivo é a quebra da cultura do não uso do capacete. Estamos orientando e conscientizando os condutores sobre a importância desse equipamento de segurança”, explicou o Capitão.
“Sabemos que os números de acidentes com motocicletas são altos. De acordo com o último anuário da violência, no Piauí, de cada 10 acidentes, 7 resultam em morte.”

De acordo com o oficial, a população tem reagido de forma positiva à ação. “A aceitação está sendo boa. Muitos condutores já estão usando capacete, e isso mostra que o trabalho tem surtido efeito”, destacou.
Durante as abordagens, condutores flagrados sem capacete ou sem habilitação são notificados e orientados, mas os veículos não estão sendo apreendidos. “O condutor sem habilitação é orientado a apresentar alguém habilitado, com capacete, para retirar o veículo. Nosso foco principal é a conscientização e não a punição”, afirmou o Capitão.

As fiscalizações ocorrem duas a três vezes por semana, com reforço nos finais de semana. “A mudança de comportamento exige continuidade. Se a fiscalização parar, o hábito de andar sem capacete volta. É um trabalho educativo que precisa ser constante”, pontuou o oficial.

Por fim, o Capitão ressaltou que a maioria dos motociclistas abordados reconhece a importância da ação. “Todos sabem que é errado andar sem capacete e conhecem os riscos, mas alguns ainda preferem correr esse risco. Nosso papel é lembrar que a imprudência no trânsito tem consequências graves e, muitas vezes, fatais.”