Assembleia Itinerante homenageia personalidades políticas de Pedro II
Evento reuniu grande público e destacou figuras que marcaram a história
24/10/2025 - 15:33

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou, nesta sexta-feira (24), a instalação da Assembleia Itinerante no município de Pedro II, com uma ampla programação voltada para aproximar o Poder Legislativo da população local.
O evento teve início com as atividades da Escola do Legislativo, que promoveu cursos e oficinas com grande adesão popular. Segundo os organizadores, Pedro II registrou o maior número de participantes entre todas as edições já realizadas, com cerca de 500 inscrições em diferentes formações.

Durante a sessão solene de instalação da Assembleia, realizada no Espaço Ciro Nogueira, foram prestadas homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, incluindo parlamentares e cidadãos da região — alguns homenageados in memoriam.
A iniciativa da Assembleia já passou por diversas cidades do interior do Estado, levando conhecimento, cultura e reconhecimento a quem faz a diferença no Piauí.

Entre os homenageados de Pedro II, destacam-se importantes nomes da política e da vida pública do município:
Tertuliano Milton Brandão
Natural de Pedro II, destacou-se como uma das maiores lideranças políticas do município e do Estado do Piauí. Exerceu os cargos de Prefeito de Pedro II, Deputado Estadual, Vice-Governador e Deputado Federal, deixando um importante legado político e administrativo.
Tertuliano Solon Brandão
Agropecuarista e auditor fiscal da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, foi também vereador de Pedro II por dois mandatos, prefeito do município por dois mandatos e deputado estadual por dois mandatos. Durante sua gestão, iniciou as obras de calçamento na zona urbana de Pedro II, construiu o primeiro posto de saúde e implantou escolas municipais na zona rural, incluindo a do então povoado Lagoa Redonda, hoje Lagoa de São Francisco.
Dr. José Lourenço Mourão
Filho do líder político Domingos Mourão Filho, teve expressiva atuação política e jurídica. Foi líder estudantil, deputado estadual por dois mandatos e autor do projeto de emancipação política do povoado Olho D’Água Grande, hoje o município de Domingos Mourão. Exerceu ainda o cargo de procurador da República.
Dr. Gerson Mourão
Também filho de Domingos Mourão Filho, foi vereador de Pedro II e médico formado pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como professor da Universidade Federal do Piauí e deputado estadual constituinte, sendo autor dos projetos de emancipação política de Cajueiro da Praia, Assunção do Piauí, Lagoa de São Francisco e do então povoado Retiro, hoje Milton Brandão. Foi ainda autor do primeiro projeto de ecologia inserido na Constituição Estadual de 1988.
Professor Wilson de Andrade Brandão
Pedrosegundense, advogado, professor da Universidade Federal do Piauí, escritor e deputado estadual constituinte, teve papel importante na formação política e intelectual do Estado, representando Pedro II com destaque e dedicação à educação e à cultura.