Piauí está há cinco dias sem registrar homicídios, aponta secretário Chico Lucas
“Desde quinta, o Piauí não registra homicídios tanto no Estado quanto na capital
25/11/2025 - 10:22
O estado do Piauí completou cinco dias sem registros de homicídios, tanto no interior quanto na capital, segundo informou o secretário de Segurança, Chico Lucas, na manhã desta segunda-feira (24). O dado é considerado significativo pela cúpula da Segurança Pública e reflete o impacto de ações contínuas e integradas no combate à violência.
De acordo com o chefe da pasta, a queda sistemática nos índices ocorre em função do monitoramento permanente e da análise precisa dos dados de criminalidade em todo o estado do Piauí.
“Desde quinta, o Piauí não registra homicídios tanto no estado quanto na capital. Um resultado significativo, que reforça o impacto de um trabalho contínuo e coordenado. A queda sistemática nos índices é resultado de um monitoramento permanente e da análise precisa dos dados de criminalidade. Com essas informações, é possível identificar padrões, mapear áreas sensíveis e direcionar ações operacionais com mais eficiência”, disse o secretário Chico Lucas.
Integração e inteligência policial
De acordo com a Secretaria de Segurança, os resultados recentes decorrem de um conjunto de medidas que envolvem monitoramento permanente, análise de indicadores, reforço do efetivo e investimento em ferramentas de tecnologia e inteligência. A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos de segurança tem sido apontada como um dos pilares da estratégia.
Tendência de queda
Chico Lucas também destaca que o estado vem registrando uma tendência de redução nos índices de homicídios ao longo dos últimos meses, resultado atribuído ao policiamento direcionado para áreas sensíveis e ao uso de dados para orientar operações. “Esse avanço é fruto do esforço conjunto, com investimentos em infraestrutura e tecnologia, fortalecimento do efetivo, uso estratégico da inteligência policial e uma integração real entre todas as forças de segurança. Contamos com uma gestão comprometida com a redução da violência e com o fortalecimento da inteligência policial. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, integrando tecnologia, policiamento eficiente e ações sociais que fazem diferença na vida das pessoas”, enfatizou o secretário Chico Lucas.