Família de Grasielly de Pedro II doa rins, fígado e córneas após o anúncio da morte encefálica.

Um ato louvável por parte da família

16/12/2025 - 16:14

A família autorizou a doação dos rins, fígado e córneas da jovem Grasielly Alves Viana, de 20 anos após a confirmação de sua morte encefálica, nesta segunda-feira (15). Esta foi a terceira captação de múltiplos órgãos realizada pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, em 2025.

Foto: reprodução da família

Grasielly estava internada desde o seu acidente registrado na quarta-feira (10), na região da Localidade Placas, onde um homem identificado como Francisco Vinícius tentou realizar uma conversão para abastecer sua moto e acabou provocando a colisão, ela estava no mesmo sentido e colidiu na traseira do veículo à frente.

Foto: Reprodução

Em relação a doação dos órgão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que poderá beneficiar até cinco pacientes que aguardam na fila nacional de transplantes. O fígado foi encaminhado para Fortaleza (CE), enquanto os rins e córneas seguiram para a Central de Transplantes de Teresina.

A cirurgia de retirada ocorreu após autorização da família. O processo exige agilidade e precisão, incluindo exames, confirmação diagnóstica, acionamento dos órgãos reguladores, cumprimento dos trâmites legais e a cirurgia, conhecida como captação.

Ainda de acordo com a Sesapi, o procedimento começou por volta das 10h, durou cerca de três horas e envolveu cirurgiões, perfusionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma equipe do Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Fonte: Da Redação, com informações do G1 Piauí