Capacitação de mulheres no Piauí recebe apoio com convênios assinados pela ministra

"Investimentos fortalecem autonomia feminina e combate à violência no Piauí

26/01/2026 - 10:28

Em agenda oficial na capital piauiense nesta segunda-feira (26), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, formaliza uma série de investimentos estratégicos para o estado.

As ações, concentradas na solenidade “Ei, Mermã, Não Se Cale” no Palácio de Karnak, focam em dois pilares centrais: autonomia econômica e enfrentamento à violência.

Infraestrutura e Acolhimento

Dando capilaridade à rede de proteção, a ministra assina a ordem de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Parnaíba e viabiliza a implantação do Centro de Referência da Mulher Brasileira em Piripiri. As unidades são fundamentais para o atendimento humanizado de vítimas de violência doméstica e familiar.

Capacitação e Ancestralidade

No campo da geração de renda, o governo federal destina cerca de R$ 740 mil para dois projetos de qualificação:

Com um investimento total superior a R$ 700 mil, as iniciativas de capacitação profissional focam na autonomia de grupos minoritários: o projeto Sementes de Luta promoverá a formação de 1.000 mulheres negras e indígenas em 12 municípios piauienses, enquanto o projeto Resistência Negra - Fios da Ancestralidade beneficiará 300 mulheres quilombolas e de comunidades de terreiro com cursos especializados em técnicas de trançado e uso de turbantes.

Segurança em Espaços Públicos

O evento também marca o reconhecimento de estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) com o selo “Aqui Tem Mulher Segura”. A iniciativa certifica locais que adotam protocolos rígidos contra a importunação sexual e garantem acolhimento imediato às mulheres em situação de risco.

Os detalhes sobre o cronograma de aulas e os critérios de seleção para os projetos de capacitação serão anunciados posteriormente pelos órgãos responsáveis.

Fonte: G1